Por Vinicius Giannini
A Virada Cultural, realizada no último final de semana nas ruas de São Paulo, mais uma vez foi um sucesso. Entretanto, nem tudo foi beleza e diversão. Quase um dia completo depois dos eventos, surgiram reclamações sobre a quantidade de lixo que permaneceu nas ruas e a demora em limpá-los.
As reclamações não partiam por um ou outro local, mas praticamente em todos as ruas que abrigaram o evento. Na região da Luz, na avenida Cásper Líbero, embalagens de salgadinhos e biscoitos enfeitavam a rua ao lado de garrafas pet. Isso sem falar nas sacolas plásticas e garrafas que entupiam os bueiros em plena segunda-feira.
Também não escaparam das reclamações a Praça da República e o Largo do Arouche. Pedaços de lona utilizadas durante o evento, pedaços de vidro que expunham as pessoas a riscos de ferimentos, o mau cheiro exalado pelos banheiros públicos e os restos de comidas que atraíram muitos pombos aos locais revoltaram a população.
Toda essa falta de organização e preocupação em relação ao lixo repercutiu até no prefeito Gilberto Kassab. Apesar dos problemas, o político se esquivou dizendo que tudo isso ajudará a organizar melhor o evento do próximo ano.
A empresa responsável pela limpeza do lixo, segundo a Secretaria das Subprefeituras, foi a SPTuris, que também preferiu se esquivar e passar a responsabilidade a terceiros. Procurada pela reportagem da Globo, a SPTuris disse ter contratado uma empresa que teria fornecido 24 caçambas de lixo. Entretanto, essa empresa não foi contratada.
No fim das contas, apesar de toda a festa e diversão, o resultado soa como um reflexo de um modo geral do Brasil na hora de assumir responsabilidades. Todos se esquivam, passam a culpa para o vizinho e os problemas continuam.
Por outro lado, os eventos foram um sucesso e o Little Money | Much Fun logo terá postagens detalhando sobre os shows e o sucesso diante do público. Fiquem atentos.
Enquanto isso, assistam a este vídeo exibido no SPTV, que relata sobre o problema do lixo e também sobre o sucesso de mais uma Virada Cultural.
O blog Fornalha também falou sobre a Virada Cultural. Não deixe de conferir. O endereço é esse: www.fornalha.wordpress.com
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário